Disney cancela novo ‘Rocketeer’ e ator aponta mudança no cenário político

Rocketeer Disney cancela novo 'Rocketeer' e ator aponta mudança no cenário político

O filme O Retorno de Rocketeer, anunciado há alguns anos como um novo projeto exclusivo do Disney+, foi oficialmente cancelado. A produção traria uma nova abordagem para o personagem apresentado em Rocketeer, filme lançado em 1991 e disponível no catálogo do Disney+.

A nova história acompanharia um ex-piloto dos Tuskegee Airmen, grupo formado por aviadores afro-americanos que atuaram na Segunda Guerra Mundial, assumindo o papel de Rocketeer.

O projeto estava nas mãos de David Oyelowo, que também atuaria como produtor junto com sua empresa Yoruba Saxon, em parceria com a Mortal Media de Blake Griffin e Ryan Kalil.

A última vez que o filme foi mencionado oficialmente foi em uma entrevista de Oyelowo em novembro de 2022. Na época, ele contou que o roteiro estava em desenvolvimento e que o roteirista Eugene Ashe seguia trabalhando no projeto.

“Estamos avançando. Eu sei que vocês ouvem isso o tempo todo, mas estamos na fase de desenvolvimento de roteiro,” disse Oyelowo. “Se for para retomar uma franquia querida como essa, é preciso fazer bem feito.”

No entanto, os bastidores mudaram de direção desde então.

Por que o filme de Rocketeer foi cancelado

Durante uma nova entrevista ao Los Angeles Times (via WhatsonDisneyPlus), David Oyelowo revelou que o projeto com a Disney não deve seguir em frente. Ele também mencionou outro trabalho cancelado, a adaptação do livro Onyeka and the Academy of the Sun, que estava em desenvolvimento na Netflix.

Segundo Oyelowo, o cenário político atual teria contribuído para o fim de ambos os projetos. “’Onyeka’ é exatamente o tipo de projeto que queremos fazer, mas enfrentamos um problema. Ganhamos espaço com ele após o assassinato de George Floyd, num momento em que as pessoas pareciam querer fazer diferente. Mas agora está claro que muito daquilo foi performático, e projetos como esse enfrentam mais barreiras,” disse.

“’Onyeka’ é um deles. O Retorno de Rocketeer é outro.”

Nos últimos anos, a Disney engavetou diversos projetos que estavam em estágios iniciais, à medida que passou a priorizar lucro em vez de apenas atrair assinantes para o Disney+. A empresa também tem evitado produções consideradas polêmicas, principalmente aquelas ligadas a temas sociais mais delicados.

O apoio ao projeto O Retorno de Rocketeer pode ter sido afetado por esse novo posicionamento, seja por pressões externas, pela percepção de que filmes de super-heróis perderam força ou pela falta de resposta positiva do público ao conceito apresentado.

Apesar da decisão, David e sua esposa e parceira de produção, Jessica Oyelowo, afirmam que continuarão investindo em projetos com foco em representatividade.

“Antes mesmo desse movimento todo, já estávamos fazendo esse tipo de conteúdo. E vamos continuar depois que essa fase passar,” afirmou.

Os assinantes do Disney+ podem assistir na plataforma o filme de 1991.

Deixe um comentário