
Durante o painel da terceira temporada de Star Wars: Visions, na Star Wars Celebration no Japão, a Lucasfilm anunciou uma nova série derivada baseada em um dos curtas mais populares da antologia.
Com estreia prevista para 2026 no Disney+, Star Wars: Visions — O Nono Jedi será uma minissérie que vai expandir a história apresentada no curta original da primeira temporada.
Na animação original, acompanhamos a filha de um ferreiro de sabres de luz, em uma missão perigosa para entregar armas recém-construídas a um grupo misterioso. Esses sabres têm uma característica especial: mudam de cor de acordo com a conexão do usuário com a Força.
Kenji Kamiyama, que escreveu e dirigiu o curta original, participou do painel e comentou sobre a nova fase da história. Ele confirmou que atuará como diretor supervisor da nova produção.
“Criei a história de ‘O Nono Jedi’ no Volume 1. O diretor Shiotani está fazendo outro filme agora, Child of Hope, e ele termina com a partida de Kara em busca do pai, como mostrado no primeiro curta”, explicou Kamiyama.
“Por que esses sabres de luz existem dessa forma? Acho que a nova série vai explorar os segredos por trás disso”, completou.
Claro! Aqui está um subtópico complementar que se encaixa naturalmente ao final do artigo, oferecendo contexto útil e relevante ao leitor:
Como funciona o universo de Star Wars: Visions

Star Wars: Visions é uma antologia que reúne curtas animados criados por estúdios de diferentes países, cada um com liberdade criativa total para contar histórias ambientadas no universo de Star Wars, mas sem precisar seguir a linha do cânone tradicional da franquia.
A proposta da série é explorar estilos visuais distintos, novos personagens e conceitos inéditos — como é o caso dos sabres de luz que mudam de cor de acordo com a conexão do usuário com a Força, apresentados em O Nono Jedi.
Esse formato lembra o que a Marvel faz com What If…?, oferecendo aos criadores espaço para imaginar outras possibilidades dentro de um universo já conhecido.
Até agora, Visions contou com a participação de estúdios do Japão, Coreia do Sul, Espanha, Reino Unido, França, Estados Unidos, Irlanda, Índia, entre outros. Isso resultou em episódios com visuais e tons bem diferentes entre si, do samurai clássico ao surrealismo animado.
A ideia de transformar curtas populares, como O Nono Jedi, em séries próprias pode abrir caminho para novas produções que expandem essas histórias com mais profundidade, sem a necessidade de se encaixar na cronologia principal de Star Wars.
Mais detalhes serão revelados em breve
Ainda não há informações adicionais sobre a série, como número de episódios ou elenco de voz. A previsão é que mais novidades sobre Star Wars: Visions — O Nono Jedi sejam divulgadas ao longo de 2025.
Enquanto isso, as duas primeiras temporadas de Visions estão disponíveis no Disney+, reunindo histórias independentes contadas por diferentes estúdios de animação de várias partes do mundo.