
A franquia 9-1-1 vai ganhar mais uma série, agora ambientada em Nashville, no Tennessee. A nova produção chega após o cancelamento de 9-1-1: Lone Star, que durou cinco temporadas. Com isso, o novo spin-off já carrega a responsabilidade de se firmar por conta própria, sem depender demais do sucesso da série original.
Inicialmente, chegaram a circular rumores de que a nova produção se passaria no Havaí. Mas em fevereiro veio a confirmação: a trama será ambientada em Nashville. E em março, o ator Chris O’Donnell, conhecido por NCIS: Los Angeles, foi anunciado no papel principal como o Capitão Don Sharpe.
Don é descrito como um bombeiro experiente que trabalha com seu filho em um dos batalhões mais movimentados da cidade. Diferente dos capitães Bobby Nash e Owen Strand, Don também leva uma vida paralela como peão de rodeio.
O produtor Tim Minear comentou sobre a escolha de O’Donnell: “Acho que ele se encaixa na franquia de uma forma interessante, e vai ser divertido pra ele também, porque ele mandou muito bem em NCIS: LA”.
Com estreia prevista para a temporada 2025-2026 da ABC, 9-1-1: Nashville ainda não teve muitos detalhes divulgados. No entanto, Rashad Raisani, que codirigiu Lone Star, já adiantou que essa nova fase terá sua própria identidade:
“Vai manter o DNA da franquia, mas da mesma forma que Lone Star se diferenciou de 9-1-1, esta também terá seu próprio estilo”.
Possíveis conexões com o universo original
Apesar da proposta de independência, personagens das outras séries da franquia podem aparecer. Angela Bassett chegou a comentar a possibilidade de um crossover com sua personagem Athena Grant, caso o FBI entre na história ou se algum personagem migrar de um estado a outro.
Há também a chance de Connie Britton reprisar seu papel como Abby Clark, ainda mais considerando que ela já trabalhou na série Nashville.
Mas quem está realmente interessado em fazer parte do novo elenco é Oliver Stark, o Buck de 9-1-1. Em entrevista, o ator brincou com a ideia:
“Acho que o Buck se divertiria muito em Nashville. Vi que escalaram o Chris O’Donnell… ele podia ser primo do Buck. Já pensei tudo. Posso fazer uma visita pra ele e acabar me perdendo na Broadway. Me mandem pra Nashville, tô dentro.”
Ainda que a ideia pareça encaixar bem, talvez não seja o melhor caminho para o spin-off neste início.
Um começo independente pode ser mais promissor
Mesmo que personagens antigos causem um certo apelo, a nova série deve evitar vínculos diretos com as anteriores, pelo menos no começo. Construir sua própria base de personagens e identidade ajuda a atrair novos públicos, inclusive quem nunca assistiu às outras produções da franquia.
Trazer o Buck logo de cara, por exemplo, poderia parecer forçado. Isso corre o risco de tirar o foco do novo elenco e criar uma dependência de rostos já conhecidos. Para que 9-1-1: Nashville se sustente como uma série com vida própria, o ideal seria começar com novas histórias, novos personagens e uma conexão com o público que não dependa da familiaridade com o universo 9-1-1.
Caso a produção consiga se estabelecer, participações especiais e crossovers podem funcionar melhor futuramente. Mas por enquanto, o melhor seria deixar os rostos conhecidos em suas respectivas cidades, e dar espaço para Nashville mostrar a que veio.
9-1-1 e 9-1-1: Lone Star estão disponíveis no catálogo do Disney+.