
A Torre dos Vingadores, que já foi um símbolo de esperança em Nova York no universo Marvel, teve um papel importante ao longo dos filmes. Ela foi o quartel-general de Tony Stark, Steve Rogers e companhia, pronta para proteger a cidade de ameaças.
Lembra daquela luta épica entre Loki e Hulk em Os Vingadores? Ou da festa animada em Vingadores: Era de Ultron — até o vilão de Inteligência Artificial aparecer e estragar tudo? Até mesmo em Vingadores: Ultimato, ela foi o cenário de um momento crucial no plano do roubo temporal.
Mas, depois da morte de Tony Stark e sem uma equipe dos Vingadores ativa, a torre mudou de mãos. Em Thunderbolts*, ela tem uma nova dona e um novo propósito.
Val é a nova proprietária da Torre

Hoje, a antiga Torre dos Vingadores pertence a Val, ou Valentina Allegra de Fontaine, interpretada por Julia Louis-Dreyfus.
Val, uma diretora misteriosa da CIA, já apareceu recrutando John Walker (Wyatt Russell), o Capitão América desacreditado, no final de Falcão e o Soldado Invernal, e enviando Yelena Belova (Florence Pugh) em uma missão perigosa em Viúva Negra. Sob o comando de Val, a torre agora é chamada de Watchtower (Torre de Vigia), um nome que soa um pouco inquietante.
Em entrevista à Empire, o diretor de Thunderbolts*, Jake Schreier, comentou sobre o significado da mudança. “Sabemos o que essa torre representa”, disse ele, sugerindo que algo novo está por vir.
“Quem seria a pessoa que você menos gostaria de ver como dona dessa torre, que significa tanto para tantas pessoas? Podemos usar isso como um sinal de que as coisas estão tomando um rumo mais sombrio?”.
É claro que Val terá um papel central ao reunir o grupo improvável que forma a equipe Thunderbolts, composta por personagens com histórias complicadas.
Bucky e o papel da Torre no filme
Entre os membros dos Thunderbolts, o mais próximo dos Vingadores é Bucky Barnes, o Soldado Invernal, interpretado por Sebastian Stan. Bucky, que já tentou deixar seu passado para trás, se vê novamente envolvido em uma nova missão.
“É como a citação de Al Pacino em *O Poderoso Chefão III”, brincou Stan. “Toda vez que tento sair, eles me puxam de volta. Bucky vai encontrar esse grupo e perceber que eles são, de certa forma, parecidos com ele. Então, acho que ele sente que pode contribuir e liderar”.
Com Bucky no time, pode ser que um toque do heroísmo clássico de Steve Rogers, que já esteve na torre, volte a aparecer. Mas, com Val no comando e a torre rebatizada como “Torre de Vigia”, o clima parece estar mudando para algo mais sombrio no universo Marvel.
Thunderbolts* chega aos cinemas brasileiros em 1º de maio de 2025. O que acha dessa nova fase da Torre dos Vingadores?