A confirmação de que Robert Downey Jr. retornaria ao Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), desta vez como Doutor Destino, pegou muitos fãs de surpresa. Depois de interpretar Tony Stark por mais de uma década e encerrar sua trajetória em Vingadores: Ultimato, a ideia de vê-lo de volta, mas em um novo papel, causou sentimentos de empolgação e receio ao mesmo tempo.
Para muitos, trazer o ator de volta poderia diminuir o impacto da despedida de Stark, um dos momentos mais marcantes da saga.
O próprio roteirista Stephen McFeely revelou que teve dúvidas sobre essa decisão antes de aceitar escrever Vingadores: Doomsday.
O desafio de trazer Robert Downey Jr. de volta
Durante a estreia de The Electric State, McFeely comentou sobre sua reação inicial ao saber que Downey Jr. estaria de volta ao MCU.
“Fiquei surpreso quando soube da notícia e precisei encontrar uma abordagem sem trair o que eu senti ser um final muito adorável que ele teve em Ultimato“, disse o roteirista ao The Hollywood Reporter.
O grande mistério agora é como esse retorno acontecerá. Ainda não se sabe se Downey Jr. interpretará um Tony Stark de outra realidade ou se será, de fato, Victor Von Doom, o icônico vilão do Quarteto Fantástico.
Ambas as possibilidades podem criar desafios para a história, mas a equipe de roteiristas e os diretores Joe e Anthony Russo garantem que a construção do filme está sendo cuidadosamente planejada.
Vingadores 5 não seria sobre Doutor Destino
Inicialmente, Vingadores: Doomsday seria focado no vilão Kang, mas os planos mudaram depois que Jonathan Majors foi condenado por agressão, levando a Marvel a reformular o projeto.
Joe Russo comentou no ano passado sobre o trabalho ao lado de McFeely e Christopher Markus, que retornam à Marvel após escreverem filmes como Capitão América: O Soldado Invernal, Guerra Civil e Vingadores: Ultimato.
“Temos um processo bem estruturado de criação e estamos animados com o que está se desenvolvendo. São filmes enormes, com muitos personagens e histórias que precisam se encaixar bem”, explicou Russo.
Em um comunicado oficial, os diretores afirmaram:
“Criar histórias dentro do Universo Marvel foi a realização de um sonho para nós. Encontramos uma conexão forte com o público em cada filme que fizemos. Estamos animados para colaborar novamente e levar essa aventura a lugares novos e inesperados.”
Com o retorno de Robert Downey Jr. e a reformulação da trama, Vingadores: Doomsday tem tudo para ser um dos filmes mais aguardados do MCU. Agora, resta esperar para descobrir como Doutor Destino será introduzido na franquia.
Vingadores: Doomsday tem estreia prevista para 1º de maio de 2026, seguido por Vingadores: Guerras Secretas em 7 de maio de 2027. Ambos os filmes serão dirigidos pelos Irmãos Russo, que retornam à Marvel após o sucesso de Guerra Infinita e Ultimato.