Benedict Cumberbatch lamenta ter interpretado um personagem não-binário em comédia de Ben Stiller

Benedict-Cumberbatch-Zoolander-2 Benedict Cumberbatch lamenta ter interpretado um personagem não-binário em comédia de Ben Stiller

Benedict Cumberbatch, o Doutor Estranho do MCU, comentou sobre seu papel em Zoolander 2 durante sua participação na série de vídeos Know Their Lines, da Variety.

O ator disse que se arrepende de ter interpretado o modelo de gênero não-binário chamado All no filme, que teve um desempenho ruim nas bilheteiras em 2016, arrecadando apenas US$ 28 milhões nos Estados Unidos.

Ao relembrar sua participação no filme, Cumberbatch admitiu que a recepção ao personagem foi difícil e que compreende as críticas que surgiram na época.

“Tive que me desculpar por isso muitas vezes. É um assunto complicado de se falar. Eu amo esse grupo de pessoas e foi uma chance de fazer parte de algo que, na primeira vez, se tornou icônico e do qual eu era um grande fã. Mas a situação ficou complicada, foi mal interpretada e acabou magoando pessoas. Eu respeito isso, então provavelmente não faria esse papel novamente.”

A polêmica em torno de Zoolander 2

Desde o lançamento do primeiro trailer, a interpretação de Cumberbatch e outros atores do elenco gerou críticas, principalmente da comunidade LGBTQIA+.

Zoolander-2 Benedict Cumberbatch lamenta ter interpretado um personagem não-binário em comédia de Ben Stiller

Petições online pediram um boicote ao filme, argumentando que o personagem era uma caricatura ofensiva de pessoas andróginas e não-binárias.

Uma dessas petições afirmava: “O personagem de Cumberbatch é claramente uma representação exagerada e debochada de pessoas trans, andróginas e não-binárias. Isso equivale ao que o blackface representava para minorias no passado. Se os produtores quisessem abordar a presença de pessoas trans e andróginas na indústria da moda, poderiam ter escalado modelos como Andreja Pejić para o papel. Ao contratar um ator cisgênero para interpretar um personagem não-binário de forma negativa, o filme reforça estereótipos prejudiciais.”

Cumberbatch e Ben Stiller

Essa não foi a primeira vez que Cumberbatch falou sobre a repercussão negativa do papel. Em 2022, durante uma conversa com Penélope Cruz no programa Actors on Actors, da Variety, ele reconheceu a polêmica em torno do personagem e refletiu sobre sua escolha.

“Nos dias de hoje, esse papel nunca seria interpretado por ninguém que não fosse um ator trans. Mas, na época, eu não pensei nisso dessa forma. A ideia parecia mais sobre dois dinossauros, dois clichês heteronormativos que não entendiam esse novo mundo diverso. Mas acabou não funcionando como esperado.”

O próprio diretor e protagonista de Zoolander 2, Ben Stiller, já falou sobre a recepção negativa do filme. Ele admitiu que o fracasso de bilheteria foi uma experiência difícil e que se sentiu pego de surpresa.

“Achei que todo mundo queria essa sequência. Mas então, de repente, foi como se eu tivesse estragado tudo. As pessoas não foram assistir e as críticas foram terríveis.”

Em entrevista ao podcast Fail Better, apresentado por David Duchovny, Stiller relembrou o impacto dessa recepção.

“Isso realmente me assustou porque comecei a questionar meu próprio senso de humor. Foi um choque para mim e me afetou por muito tempo.”

Onde assistir Zoolander 2 no Brasil?

No Brasil, Zoolander 2 está disponível para aluguel e compra digital no Google Play, Amazon e Apple TV. No momento, nenhuma plataforma de streaming possui o filme no catálogo.

Para assistir à entrevista completa de Benedict Cumberbatch na série Know Their Lines, da Variety, confira o vídeo abaixo:

Deixe um comentário