Após o enorme impacto de Avatar em 2009 e o sucesso de Avatar: O Caminho da Água 13 anos depois, James Cameron continua ampliando a franquia com Avatar: Fogo e Cinza.
Em entrevista à Empire Magazine, o diretor comentou sobre o que os fãs podem esperar do terceiro filme, incluindo sua duração e novos aspectos do mundo dos Na’vi.
Cameron destacou que o longa trará elementos inéditos dentro da saga:
“Você pode esperar momentos intensos neste filme. Mas, para mim, como artista que recentemente completou 70 anos e já fez muita coisa, o mais empolgante é a chance de levar a história e os personagens a um nível que o público ainda não viu em um filme de Avatar.”
Novos ambientes em Pandora
Nos dois primeiros filmes, Pandora foi apresentada com suas florestas bioluminescentes e ambientes aquáticos. Agora, Fogo e Cinza levará a história a um novo território.
“Estamos experimentando diferentes abordagens para esta nova fase,” disse Cameron.
“É um desafio. Podemos acabar exagerando e fazer algo que as pessoas olhem e pensem: ‘Isso não é o que eu esperava.’ Mas se você não toma decisões ousadas, está desperdiçando o tempo e o dinheiro de todo mundo. Você precisa inovar a cada novo filme.”
Duração de Avatar 3
Cameron também confirmou que o tempo de duração será semelhante ao de Avatar: O Caminho da Água, que teve 192 minutos.
No entanto, ao contrário das produções anteriores, o diretor afirmou que as filmagens e a pós-produção estão avançando de maneira mais eficiente.
“Dessa vez, a produção está fluindo melhor. Para se ter uma ideia, já concluímos o dobro de cenas nesta fase em comparação ao segundo filme. Os dois têm durações parecidas, mas agora estamos bem adiantados no cronograma, algo que nunca tinha acontecido antes.”
Data de lançamento
Avatar: Fogo e Cinza tem estreia marcada para dezembro de 2025. Enquanto isso, os dois primeiros filmes da franquia estão disponíveis no Disney+.