James Cameron revelou que Avatar: Fogo e Cinza vai lidar com um aspecto que, segundo ele, muitos filmes de Hollywood não retratam da forma mais fiel: o luto.
O terceiro filme da franquia Avatar mostrará os Sully lidando com as consequências da batalha contra a RDA e a perda de Neteyam (Jamie Flatters).
Desta vez, a família terá contato com o Povo das Cinzas, um grupo de Na’vi que vive em uma região vulcânica, trazendo uma nova perspectiva para a história.
O luto será um tema central em Avatar 3
Em entrevista à Empire Magazine, Cameron explicou que, ao contrário do que muitos filmes fazem, Avatar 3 não vai simplesmente deixar de lado a morte de Neteyam e seguir em frente como se nada tivesse acontecido. Segundo o diretor, isso não reflete a realidade do luto humano.
“O fogo do ódio dá lugar às cinzas do luto.”
Cameron afirmou que, diferente da abordagem comum no cinema, onde personagens perdem alguém e logo seguem suas vidas sem grandes impactos, a dor da perda será um elemento central na jornada dos Sully.
Ele também apontou que a história não seguirá o caminho de um clichê de vingança, onde o protagonista se torna uma máquina de guerra para eliminar seus inimigos.
“O que Hollywood não faz bem é mostrar o luto da forma como ele realmente acontece. Os personagens morrem e, no filme seguinte, está todo mundo feliz de novo. Eu perdi muitas pessoas nos últimos anos, e isso não funciona assim. Não te deixa com raiva o suficiente para sair matando todo mundo, como se fosse um exército de um homem só. Te deixa deprimido, confuso. […] Nossa história continua de um jeito natural.”
Como será a nova jornada dos Sully?
No final de Avatar: O Caminho da Água, Jake Sully (Sam Worthington) relembra momentos com Neteyam, destacando o impacto da perda de seu filho.
Apesar de a cena sugerir que Jake continuará lutando contra os humanos para proteger sua família, Cameron esclarece que a abordagem não será tão simplista.
A introdução do Povo das Cinzas deve trazer um novo elemento para a história, mostrando que tanto humanos quanto Na’vi podem ter atitudes moralmente ambíguas.
O filme vai mostrar como a dor pode influenciar as decisões dos personagens e até que ponto a busca por justiça pode se tornar destrutiva.
Com Avatar 3, Cameron busca fugir dos padrões comuns de Hollywood e apresentar uma abordagem mais autêntica sobre o impacto da guerra e da perda em uma família.
Com mais três filmes planejados para a franquia, essa temática pode continuar sendo explorada nos próximos capítulos.
Próximos filmes da franquia Avatar
- Avatar: Fogo e Cinza – estreia em 19 de dezembro de 2025
- Avatar 4 – estreia em 21 de dezembro de 2029
- Avatar 5 – estreia em 19 de dezembro de 2031
Os dois primeiros filmes de Avatar estão disponíveis no Disney+.