Durante uma apresentação especial na Consumer Electronics Show 2025, em Las Vegas, foi anunciado que o Disney+ passará a oferecer suporte ao HDR10+, uma das tecnologias de imagem mais avançadas, trazendo mais detalhes, cores vivas e contraste aprimorado para filmes e séries.
O HDR10+ melhora o alcance dinâmico e a precisão das cores, ajustando a qualidade da imagem quadro a quadro para criar uma experiência visual mais realista.
Serviços de streaming que já têm HDR10+
Com essa adição, o Disney+ se junta a outras grandes plataformas de streaming, como Apple TV+, Hulu, Paramount+, Prime Video e YouTube, que já oferecem suporte ao HDR10+.
O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa conduzida por Marc Finer, representante da HDR10+ Technologies LLC, empresa responsável pela certificação e administração da tecnologia.
Além de seu uso em serviços de streaming, foi revelado que o HDR10+ está sendo incorporado a outras áreas, como games.
O novo título da EA, Dragon Age: The Veilguard, será o primeiro jogo da empresa a contar com suporte ao HDR10+, garantindo uma performance aprimorada em PCs e monitores compatíveis.
Bill Mandel, gerente da HDR10+ Technologies, comentou sobre a expansão da tecnologia:
“O HDR10+ é suportado por fabricantes de TV que representam cerca de 80% do mercado global. Essa tecnologia também está presente em players de mídia, jogos, eventos ao vivo, entretenimento em voos e transmissões de TV de nova geração.”
Destaques da conferência
Durante o evento na CES 2025, outros avanços envolvendo o HDR10+ foram anunciados:
- EA Games: O jogo Dragon Age: The Vailguard é o primeiro da EA com suporte a HDR10+, garantindo gráficos otimizados em PCs e displays compatíveis, como os monitores Samsung Odyssey.
- Intel: As novas GPUs Intel ARC suportam HDR10+ em quase 30 modelos de produtos.
- Entretenimento a Bordo: Os novos monitores da Panasonic Avionics, usados em voos comerciais, agora são certificados com HDR10+ para oferecer uma experiência visual aprimorada durante viagens.
- NextGen TV: A Gray Media, que opera estações em 30 países, está utilizando o HDR10+ para aprimorar suas transmissões e planeja expandir a tecnologia para todas as afiliadas da Fox.
- NBC 4 New York: O canal já está transmitindo sua programação em HDR10+, oferecendo qualidade superior aos espectadores locais.
HDR10+ no Disney+
Apesar do anúncio, o Disney+ ainda não divulgou uma data oficial para a liberação do HDR10+ para seus assinantes ao redor do mundo. Para aproveitar essa tecnologia, será necessário utilizar um dispositivo compatível com HDR10+.
O HDR10+ foi originalmente desenvolvido por Samsung e Panasonic em 2017 e conta atualmente com mais de 160 empresas parceiras e mais de 13 mil produtos certificados.
Com a nova atualização, o Disney+ competirá diretamente com outras plataformas que já utilizam essa tecnologia de vídeo avançada.
Fontes: Media Play News e What’s On Disney Plus