No sétimo episódio de Agatha Desde Sempre, intitulado “Se a Morte Me Encontrar”, acompanhamos Lilia Calderu em sua queda através da escuridão, enquanto Agatha Harkness e Billy Maximoff continuam sua jornada pelo Caminho das Bruxas. Billy busca respostas e deseja alcançar o fim da estrada, mas, de início, afirma que a Feiticeira Escarlate não é sua mãe, revelando que sua mãe verdadeira é Rebecca Kaplan.
Em meio à conversa, Billy pergunta se Wanda Maximoff está realmente morta, ao que Agatha responde: “Sim… Não… Talvez”, deixando no ar a incerteza sobre o destino da Feiticeira Escarlate.
Ao chegarem à próxima prova, que envolve adivinhação e cartas de Tarô, ambos se mostram confusos sobre o que devem fazer. O cenário se complica quando espadas começam a cair do teto e o chão começa a descer, colocando Agatha e Billy em uma situação perigosa, com pouco tempo antes de serem empalados.
Enquanto isso, vemos Lilia e Jennifer Kale em um túnel sob o Caminho das Bruxas. O episódio finalmente esclarece as falas aparentemente desconexas de Lilia nos episódios anteriores, revelando que sua mente estava saltando por diferentes momentos de sua vida, como se ela estivesse vivenciando os eventos fora de ordem.
Em um flashback, Lilia conversa com a bruxa que lhe ensinou sobre adivinhação, antes de retornar à prova, onde ela enfrenta Billy. Nesse momento, Lilia revela que lançou um Sigilo sobre Billy, dando ao jovem o tempo necessário após ver seu próprio futuro.
No túnel, Lilia encontra o livro de feitiços de Billy e volta para a prova, onde começa a ler a sorte dele. A pergunta de Billy? “Eu sou William ou Billy?”. Lilia responde que ele é um “Mágico”, alguém com grande potencial e a capacidade de transformar seus objetivos em realidade. Além disso, parece que um reencontro está se aproximando para ele.
A Morte
No entanto, enquanto mais lembranças vêm à tona, Lilia percebe que a verdadeira prova é dela. Ela então lê suas próprias cartas e descobre que a última carta é “Morte“.
Nesse momento, ela relembra mais um evento: após cair sob a Estrada das Bruxas, Rio Vidal aparece e revela sua verdadeira identidade como a versão do MCU de — sim, você adivinhou — a própria Morte. E, claro, Agatha já sabia disso o tempo todo. “Todos os caminhos levam a mim”, Rio diz a Lilia, deixando claro seu poder.
Com o fim da prova, Lilia avisa Agatha: “Quando ela te chamar de covarde, se abaixe”. Ela então encerra a cena virando a carta “A Torre” de cabeça para baixo, resultando na morte de todos os membros do clã As Sete de Salem, que são empalados pelas espadas.
No fim, Lilia também cai, e o episódio nos leva de volta ao momento em que seu treinamento começou. Como ela mencionou que o tempo não é linear, isso sugere que sua vida talvez esteja reiniciando. Contudo, no presente, fica claro que Lilia está, de fato, morta.
Quem é a Morte nos quadrinhos da Marvel?
Nos quadrinhos da Marvel, a Morte (ou Lady Death) é uma entidade cósmica que representa o conceito literal de morte no universo. Ela é parte de um grupo de seres imortais conhecidos como as “Entidades Cósmicas”, que incluem outras figuras como Eternidade, Infinito e Entropia. A Morte frequentemente aparece como uma figura feminina encapuzada e é reverenciada como uma força inevitável que governa o fim de toda vida.
Um dos aspectos mais marcantes da Morte nas histórias da Marvel é sua relação com o vilão Thanos. Obcecado por agradá-la, Thanos cometeu inúmeras atrocidades, incluindo o infame ato de reunir as Joias do Infinito e dizimar metade da vida no universo no evento conhecido como Desafio Infinito. Para Thanos, a destruição em massa não era apenas um ato de poder, mas uma tentativa desesperada de ganhar a aprovação e o afeto da Morte.
A Morte, contudo, é uma entidade distante e muitas vezes indiferente, raramente correspondendo às obsessões de Thanos. Essa dinâmica entre os dois personagens se tornou um dos enredos mais icônicos dos quadrinhos da Marvel.
Embora a Morte não tenha aparecido diretamente no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) até agora, sua presença foi amplamente sentida nos eventos e motivações de personagens como Thanos. A introdução de sua versão no MCU em Agatha Desde Sempre pode abrir novas possibilidades para a expansão das histórias cósmicas no futuro da franquia.
Agatha Desde Sempre é uma série exclusiva do Disney+.