James Cameron, renomado cineasta de Hollywood, agora faz parte do conselho de diretores da Stability AI, uma empresa focada em inteligência artificial (IA). A Stability AI é responsável pelo desenvolvimento do Stable Diffusion, um modelo de IA que transforma textos em imagens, sendo muito utilizado na criação de imagens e vídeos. Esse tipo de tecnologia está sendo acompanhado de perto por Hollywood, especialmente no campo dos efeitos visuais.
Cameron, conhecido por seu pioneirismo no uso de tecnologia CGI (imagens geradas por computador), declarou estar entusiasmado com a ideia de integrar a IA aos processos criativos, da mesma forma que fez com o CGI no passado.
“Passei minha carreira buscando tecnologias emergentes que ultrapassassem os limites do que é possível, tudo a serviço de contar histórias incríveis”, afirmou o diretor.
“Eu estava na vanguarda do CGI há mais de três décadas e permaneci na vanguarda desde então. Agora, a intersecção da IA generativa e da criação de imagens CGI é a próxima onda. A convergência desses dois mecanismos de criação totalmente diferentes desbloqueará novas maneiras para os artistas contarem histórias de maneiras que nunca poderíamos ter imaginado. A Stability AI está pronta para liderar essa transformação”, concluiu Cameron, acrescentando que está animado para trabalhar com a equipe da empresa.
Cameron atualmente está envolvido na produção de novas sequências de Avatar. A próxima, intitulada Avatar: Fogo e Cinza, está prevista para estrear em 19 de dezembro de 2025 e apresentará uma nova tribo Na’vi do fogo.
O elenco principal traz de volta nomes como Sam Worthington, Zoe Saldaña, Sigourney Weaver, Cliff Curtis, Kate Winslet, Stephen Lang e David Thewlis.