Inicialmente, o diretor de Doutor Estranho, Scott Derrickson, estava escalado para retornar na sequência Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. O filme de 2016 trouxe efeitos visuais que não haviam sido vistos antes no MCU e apresentou um ato final criativo, que, apesar de ser pesado em efeitos visuais, brincava com o conceito de tempo de uma maneira inovadora, subvertendo a expectativa de batalhas repletas de VFX.
Diferenças criativas levaram Derrickson a se afastar da Marvel Studios. No entanto, os fãs não ficaram decepcionados por muito tempo, pois o diretor da trilogia Homem-Aranha, Sam Raimi, foi rapidamente contratado para substituí-lo.
O roteirista de Loki, Michael Waldron, também foi trazido para reescrever o roteiro de Jade Halley Bartlett e ainda estava escrevendo enquanto as filmagens aconteciam.
Mudanças nos personagens e enredo
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura acabou sofrendo muitas modificações, com refilmagens alterando o destino de personagens importantes. Por exemplo, Rintrah, que apareceu em diversos produtos promocionais, teve grande parte de suas cenas cortadas.
A formação do grupo Illuminati também passou por várias mudanças até o lançamento do filme em 2022.
Agora, o informante MyTimeToShineHello compartilhou algumas informações sobre o que estava planejado originalmente para o filme (provavelmente enquanto Derrickson ainda estava envolvido), e essas ideias parecem menos polêmicas.
“Como alguns de vocês sabem, eu tenho acesso a informações iniciais através de artes conceituais. Então, aqui está o plano original para Multiverso da Loucura. O filme inicialmente começava com Wanda como heroína, e não vilã. O antagonista original era o Pesadelo, e Wanda deveria ajudar Doutor Estranho a enfrentá-lo e derrotá-lo.”
O insider acrescenta: “No entanto, Feige e Waldron decidiram mudar o enredo. Waldron, que não havia assistido WandaVision, queria muito que Wanda fosse a antagonista. Isso levou a uma reformulação completa da trama. Em certo momento, Chthon também teria um papel significativo no filme, mas Feige queria guardar isso para mais tarde (possivelmente para um filme da Feiticeira Escarlate).”
Razões para a saída de Derrickson
Esses planos iniciais de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura alinham-se com muitas informações ouvidas sobre as primeiras versões do projeto e, possivelmente, indicavam um filme mais alinhado a WandaVision, mesmo que os elementos do Multiverso fossem menos destacados.
O filme ainda é visto como uma produção peculiar em diversos aspectos. Apesar de parecer um capítulo importante na Saga do Multiverso, ele foi independente, referenciando eventos de histórias importantes como WandaVision e Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa apenas de leve.
No ano passado, Scott Derrickson comentou sobre os motivos de sua saída da direção de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura:
“Tudo o que posso dizer é que o que dissemos publicamente é exatamente a verdade. Tivemos diferenças criativas reais. O filme que eu queria fazer e como eu queria fazê-lo era diferente do que… era cada vez mais óbvio que estávamos nos opondo. E é assim que você faz um filme realmente ruim, eu acho. Quando o produtor ou o estúdio e o cineasta estão fazendo filmes diferentes, você acaba com uma monstruosidade e, sabe, foi por isso que precisei sair.”
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e WandaVision estão disponíveis no Disney+.