O retorno de Doctor Who em 2023 trouxe de volta antigos rostos e talentos para ajudar a série a evoluir para uma nova era, agora distribuída pelo Disney+. Com nomes como Russell T. Davies, David Tennant e Catherine Tate, além do compositor Murray Gold, a expectativa era alta para as novas aventuras pelo tempo e espaço com o novo Doutor, interpretado por Ncuti Gatwa, e sua companheira Millie Gibson.
No entanto, em tempos de fandoms cada vez mais polarizados, a tentativa de levar a série a um futuro mais inclusivo foi recebida com reações negativas, incluindo ataques racistas e homofóbicos.
Em meio a essa controvérsia, o ator Matt Smith, que interpretou o Décimo Primeiro Doutor, falou ao The Times sobre as críticas direcionadas a certos aspectos da série. Ele expressou perplexidade com a intensidade das críticas:
“Esses debates reduzem a série a um lugar onde ela não precisa estar. As pessoas que atacam Doctor Who me deixam perplexo. É sobre um alienígena que é legal e viaja pelo universo salvando civilizações – o que há para não gostar?”
Doctor Who na vida de Matt Smith
Apesar de ter estrelado grandes sucessos como The Crown e A Casa do Dragão, Smith continua a expressar publicamente seu amor por Doctor Who e sua gratidão pela oportunidade que a série lhe proporcionou.
O ator, que assumiu o papel aos 26 anos, reconhece o impacto transformador que a série teve em sua vida: “Mudou minha vida porque poucas séries são assistidas por uma criança de nove anos, pelos pais e pela avó de 83 anos. São três gerações, e você está nas casas das pessoas no Natal. É uma responsabilidade incrível.”
Smith ainda é lembrado por muitos como um dos Doutores mais icônicos da série. Mesmo com a chegada de novos atores no papel, como Ncuti Gatwa, Smith permanece um nome forte na tragetória da franquia.
Doctor Who está disponível no Disney+.