O sucesso de bilheteria de Deadpool & Wolverine, aproximando-se de um bilhão de dólares, confirmou o interesse massivo do público por detalhes dos bastidores, incluindo a quase participação de Robert Downey Jr. Embora o ator não apareça no filme, ele chegou a ler uma cena para o projeto, revelam os roteiristas Rhett Reese e Paul Wernick, que estiveram envolvidos em todos os três filmes de Deadpool.
Inicialmente, a ideia era ter Robert Downey Jr. fazendo uma participação especial junto a Jon Favreau, que reprisou seu papel como Happy Hogan.
“Tínhamos escrito essa cena começando com Happy e Downey,” explicou Paul Wernick. Rhett Reese complementa: “Ryan Reynolds leu a cena com ambos, na esperança de que conseguíssemos Downey. Mas ele também queria Favreau, porque eles são uma ótima combinação, e todos estavam na cena juntos.”
A intenção dos escritores era criar um momento memorável, mas devido a compromissos desconhecidos na época, relacionados ao papel de Downey como Doutor Destino, a participação não se concretizou.
“Oh, Downey não diz ‘não’ para Ryan Reynolds, diz? Ninguém diz não para Ryan Reynolds,” brincou Wernick. No entanto, apesar dos esforços e da leitura das cenas por Downey, a logística por trás das cenas acabou impedindo sua realização.
Outras participações especiais
Reese detalhou o que teria sido a participação de Downey: “Era uma versão do que você viu no sentido de que ele rejeitava Wade. Ele simplesmente dizia que ele não era um membro de equipe ou algo assim e questionava suas habilidades de trabalhar em equipe. Então, era na verdade bem próximo à cena que você viu. Só que tinha dois caras em vez de um.” E acrescentou que Jon Favreau estava, desde o início, conectado à cena.
Além disso, os roteiristas revelaram que havia uma versão muito inicial da cena que não foi escrita, mas concebida, que incluía todos os Vingadores na sala, onde Wade era rejeitado e então repreendia todos os Vingadores de uma maneira que só Deadpool poderia fazer.
Apesar da ausência de Downey, Deadpool & Wolverine contou com a presença de outros grandes nomes como Jennifer Garner (Elektra), Wesley Snipes (Blade), Channing Tatum (Gambit), Dafne Keen (X-23) e até Chris Evans (Tocha-Humana). A equipe criativa garantiu um elenco estelar que compensou a não participação de Downey.
Deadpool & Wolverine continua em exibição nos cinemas.