Roy Thomas, que assumiu o cargo de editor-chefe da Marvel Comics em 1972 após Stan Lee, tem sido creditado como cocriador de vários personagens, incluindo Visão, Carol Danvers, Luke Cage e Punho de Ferro. No entanto, há um herói em particular pelo qual ele vem lutando por reconhecimento há muitos anos, tendo participado de sua criação junto com Len Wein, John Romita Sr. e Herb Trimpe: Wolverine.
Thomas finalmente recebeu seu crédito em Deadpool & Wolverine, mas a notícia não foi bem recebida por todos, incluindo a viúva de Len Wein, Christine Valada.
“Não estou a par dos arranjos financeiros que possam existir com Thomas e isso não me interessa particularmente“, disse Valada em uma entrevista à Forbes. “Isso não é sobre finanças. É sobre valor roubado. Isso, francamente, chama meu marido de mentiroso por toda a sua carreira.“
Reação de Thomas e as críticas
Apesar das controvérsias, o crédito permanece, e Thomas agora compartilhou seus pensamentos sobre o filme e ser reconhecido como cocriador de Logan em um longo comunicado ao The Hollywood Reporter.
Confira um trecho abaixo:
“Estou particularmente grato à Marvel Entertainment por ver o mérito da minha posição de alguns meses atrás de que, com base nos créditos menos formalizados em Logan de 2017, Len Wein, John Romita e eu todos merecíamos oficialmente o status de ‘cocriadores’ em Deadpool & Wolverine, assim como os dois cocriadores de Deadpool têm desfrutado. [Nota do editor: Em Logan, Thomas fez parte de uma lista de agradecimentos.] Claro, eu sinto fortemente que meu nome deveria ter vindo primeiro, não por último, no agrupamento de Wolverine, já que o personagem Wolverine foi um conceito meu no qual Len e os outros construíram… mas ei, ser listado por último nunca prejudicou Oliver Hardy, Lou Costello, Jerry Lewis ou Paul McCartney, certo? (Ou Jack Kirby como em ‘Simon e’ e ‘Lee e’, a esse respeito.)“
Embora haja uma chance de que Thomas não estivesse sendo completamente sério em seus comentários, sua declaração ainda recebeu algumas críticas nas redes sociais.
Deadpool & Wolverine está em exibição nos cinemas, antes de ser adicionado ao Disney+.