A decisão da Marvel Studios de introduzir a super-heroína israelense Sabra em Capitão América: Admirável Mundo Novo encontrou resistência quando o anúncio da escalação de Shira Haas foi feito inicialmente, e a controvérsia foi reacendida após o lançamento do primeiro trailer na semana passada.
Nos quadrinhos, Sabra, também conhecida como Ruth Bat-Seraph, é uma mutante com força, velocidade, agilidade, reflexos, resistência e stamina sobre-humanos. Ela apareceu pela primeira vez nas páginas de The Incredible Hulk em 1980, como agente do Mossad (o Serviço Secreto Israelense).
A Marvel logo revelou que essa parte de sua origem seria alterada, e a personagem seria reimaginada como uma ex-Viúva Negra. No entanto, agora temos a confirmação de que Ruth ainda será israelense no filme.
Segundo o The Wrap, Sabra falará “com um sotaque israelense, e é uma ex-Viúva Negra israelense que agora atua como uma oficial de alto escalão no governo dos EUA na administração do presidente Ross (Harrison Ford)”.
Resposta da comunidade Judaica
O Comitê Judaico Americano respondeu com o seguinte comentário: “Se for verdade, estamos felizes que a Marvel reconheceu quão essencial é a identidade israelense de Sabra para a personagem. Super-heróis já têm preocupações suficientes. Políticas de identidade não deveriam ser uma delas.”
Deborah Camiel, Diretora do Anti-Defamation League’s Media & Entertainment Institute (Instituto de Mídia e Entretenimento da Liga Antidifamação), acrescentou:
“Estamos satisfeitos em saber que Sabra manterá sua identidade israelense em ‘Capitão América: Admirável Mundo Novo’, e ainda é interpretada pela maravilhosa atriz israelense Shira Haas. A Marvel Studios deve ser elogiada por não ceder às forças anti-Israel que queriam suprimir a identidade deste personagem, junto com sua história. Recebemos com entusiasmo a representação de uma mulher forte, judia e israelense na tela, e estamos ansiosos para ver como esse personagem será desenvolvido no filme.”
Parece ser uma daquelas situações em que, independentemente do que o estúdio faça com essa personagem, alguém vai questionar. Manter a identidade israelense de Sabra enquanto a reinventa como uma Viúva Negra parece ser o melhor caminho para evitar polêmicas.
Detalhes de Capitão América 4
Após encontrar-se com o recém-eleito presidente dos EUA, Thaddeus Ross, interpretado por Harrison Ford em sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel, Sam se vê no meio de um incidente internacional. Ele deve descobrir a razão por trás de uma trama global nefasta antes que o verdadeiro mentor faça o mundo inteiro ficar vermelho.
Capitão América: Admirável Mundo Novo conta com Anthony Mackie, Danny Ramirez, Shira Haas, Xosha Roquemore, Carl Lumbly, Giancarlo Esposito, Liv Tyler, Tim Blake Nelson e Harrison Ford. O filme é dirigido por Julius Onah e produzido por Kevin Feige e Nate Moore. Louis D’Esposito e Charles Newirth atuam como produtores executivos.
Capitão América: Admirável Mundo Novo estreia nos cinemas em fevereiro de 2025.