A gestão de Chris Chibnall como showrunner de Doctor Who parece ter afastado muitos fãs antigos da série. Alguns atribuíram isso à escolha de Jodie Whittaker como o Doutor, mas a primeira Senhora do Tempo mulher da série realmente se destacou em episódios que variaram de medianos a ruins, algo que se reflete nas avaliações individuais dos episódios no IMDb.
A pandemia também não ajudou (houve atrasos significativos entre episódios e temporadas), mas a BBC fez um esforço de última hora para salvar a longa série de ficção científica, unindo-se ao Disney+ e trazendo Russell T. Davies, criador e roteirista do revival anterior, de volta para comandar a produção.
Ele reviveu Doctor Who com grande sucesso em 2005 e esteve à frente durante as passagens de Christopher Eccleston e David Tennant na TARDIS. Quanto à contribuição do Disney+, isso significou um orçamento bem maior para a série, que agora é transmitida no mundo inteiro por streaming.
Desafios com a nova temporada
No entanto, a audiência no Reino Unido para este último revival – estrelado por Ncuti Gatwa e Millie Gibson – não está boa. Em uma recente sessão de perguntas e respostas (via RadioTimes), Davies abordou diretamente a queda na audiência.
“Na volta, eu queria simplificar e tornar a série mais jovem“, ele explicou. “Essas duas coisas muitas vezes não são discutidas – você lê as reações e as pessoas não percebem isso. É mais simples e mais jovem – e está funcionando.”
“A audiência de menores de 16 anos e a faixa etária de 16-34 anos é massiva. Não está indo tão bem nas classificações, mas está indo fenomenalmente bem com o público mais jovem que queríamos.”
Aposta no público jovem
Em uma entrevista separada, Davies acrescentou: “Talvez não sejam as classificações que gostaríamos. Sempre queremos mais. Mas elas estão crescendo ao longo do período de 28 dias. O episódio um, ‘Bebês do Espaço’, já alcançou 5,6 milhões e continua subindo. Então está chegando lá. E, na verdade, fui trazido de volta para atrair um público mais jovem. Isso tem sido um sucesso enorme.“
“O público que ninguém consegue alcançar são os menores de 30 anos. Eles simplesmente não assistem mais televisão. Mas esses números são astronômicos para Doctor Who, é o programa principal nessa faixa etária. Nunca pensei que fosse possível, para ser honesto. Mas, de acordo com as pessoas que lidam com os números, todas as metas foram alcançadas e superadas. A BBC está correndo feito louca.”
Sem os números de streaming, é difícil saber como Doctor Who está realmente se saindo. As classificações não são ótimas, mas a maioria dos fãs já deve ter assistido aos episódios nesse ponto. Embora imaginemos que a audiência do Disney+ também esteja sendo levada em consideração, parece que o plano é construir uma nova audiência mais jovem.
A primeira temporada do revival de Doctor Who está disponível no Disney+.