Após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, vários filmes tiveram que mudar seus planos de produção em respeito à tragédia que mudou o mundo. Um problema com a estreia inicial de Tobey Maguire em Homem-Aranha, por exemplo, foi que um trailer do filme, que mostrava o Homem-Aranha pegando um helicóptero entre os prédios do World Trade Center, precisou ser retirado completamente.
Zoolander, que foi lançado semanas após o evento, teve os icônicos edifícios removidos digitalmente das paisagens, e MIB – Homens de Preto II substituiu o local do ato final pela Estátua da Liberdade.
Outro filme que precisou de mudanças foi a animação da Disney Lilo & Stitch, que sofreu ajustes significativos em seu terceiro ato, mesmo depois que o projeto estava concluído.
Enquanto a versão final mostrava Stitch pilotando uma grande nave espacial vermelha e azul para despistar seus captores, a versão original mostrava o Experimento 626 sequestrando um avião com Lilo e conduzindo a aeronave por uma paisagem urbana.
Dado os eventos da época, a Disney compreensivelmente reestruturou toda a sequência, não apenas trocando um avião por uma nave espacial, mas também trocando arranha-céus por colinas e montanhas havaianas.
Embora isso tenha, sem dúvida, pressionado os animadores a fazer uma mudança tão dramática no filme, foi uma alteração respeitosa que não impactou o filme. No entanto, não foi uma tarefa fácil. O animador Chris Sanders revelou os obstáculos que tiveram que ser superados para garantir que o filme fosse alterado, mas permanecesse intacto narrativamente.
O principal animador de Lilo & Stitch recordou o estresse de fazer grandes mudanças no ato final
As mudanças podem passar despercebidas para aqueles que não estão cientes do problema nos bastidores que ocorreu para o filme, mas Chris Sanders lembrou tanto a realização de um problema que precisava ser resolvido quanto a recuperação dele.
“Estava feito. Estava pronto“, disse Sanders ao Polygon em 2021. “E meu coração simplesmente afundou.” No entanto, movimentos internos levaram à decisão de mudar as coisas e trocar o avião por uma nave espacial que os caçadores de Stitch, Jumbo e Pleakley, tinham aterrissado na Terra.
Sanders explicou: “É uma das razões pelas quais a nave espacial tem motores que se parecem muito com os de um 747.” Depois de corrigir os problemas, o filme se tornou, como seus personagens centrais, uma história adorada e entre os melhores filmes de animação da Disney.
Lilo & Stitch está disponível no Disney+.