No início de 2024, foi revelado que, apesar do elenco estrelado e das avaliações extremamente positivas, a Disney cancelou a série A Jornada de Jin Wang, após apenas uma temporada. A série é uma adaptação da aclamada graphic novel American Born Chinese, de Gene Luen Yang.
Karey Burke, presidente da 20th Television, que produziu a série, falou sobre o cancelamento durante um painel no ATX Television Festival, no Texas (via Deadline). Burke explicou que, embora a série tenha sido bem recebida e tenha estreado em grande estilo, ela não conseguiu atrair um público significativo nos Estados Unidos.
“Foi bem recebida… teve uma estreia na Casa Branca. Encontrou um público internacional, o que foi realmente adorável, mas não conseguiu se destacar domesticamente aqui.”
Existem várias possíveis razões para a falta de sucesso da série nos Estados Unidos. Pode ser que a história não tenha atraído o mercado de massa, que o título da série tenha parecido político, que a série tenha se perdido em meio a tantas outras produções, ou que a Disney não tenha promovido a série o suficiente.
Nos últimos anos, houve uma mudança significativa na quantidade de séries produzidas pelos estúdios, incluindo a Disney, que começou a reduzir seus gastos após o aumento impulsionado pela pandemia e pelo lançamento de serviços de streaming como o Disney+.
Karey Burke comentou sobre os problemas causados pela produção excessiva de séries:
“Estamos do outro lado disso. Nunca quero comemorar a perda de oportunidades, mas acho que todos sentimos a pressão de mais de 600 séries no mercado e a dificuldade de conseguir audiência. As séries surgiam e desapareciam rapidamente. Isso é difícil para o público e injusto para os criadores, porque as plataformas não têm orçamento de marketing para 600 séries. Parece uma correção natural e saudável. Entendo que é assustador, qualquer retração pode ser preocupante, mas vejo o lado positivo. Estou otimista de que ainda vamos fazer muita televisão incrível, só vamos ter mais tempo para isso e mais recursos para apoiar.”
Qual é a história de A Jornada de Jin Wang?
A Jornada de Jin Wang narra a vida de Jin Wang, um adolescente americano comum cujos planos de melhorar sua vida social são prejudicados pela chegada de um novo aluno estrangeiro, Wei-Chen Sun.
Enfrentando a política do ensino médio, um meme racista viral de um programa de TV dos anos 90 e o comportamento excêntrico do novo garoto, Jin vê sua chance de entrar para o time de futebol desmoronar, manchando sua reputação.
No entanto, ao conhecer melhor Wei-Chen, Jin descobre que o novo aluno é filho do lendário Rei Macaco, Sun Wukong, da mitologia chinesa. Wei-Chen recruta Jin em sua busca pelo Quarto Pergaminho, e Jin precisa enfrentar os desafios do céu e da escola, descobrindo sua própria identidade nesse processo.
A trama é contada por meio de elementos de família, comédia e kung-fu cheio de ação, mostrando que o poder de Jin vem de ser ele mesmo.
Elenco da série
A série conta com a presença de vencedores do Oscar como Michelle Yeoh e Ke Huy Quan, ambos vindos do sucesso estrondoso de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. O elenco também inclui Ben Wang, a duas vezes indicada ao Emmy Internacional Yeo Yann Yann, Chin Han, Daniel Wu, o ex-campeão de Taekwondo Jimmy Liu e Sydney Taylor.
Os oito episódios da primeira e única temporada de A Jornada de Jin Wang estão disponíveis no Disney+.