Estreante no páreo, o Disney Plus atingiu o topo da lista na categoria streaming de vídeo, antes liderada pela Netflix.
Os dados analisados mostram que os serviços mais recentes, como Disney+, Amazon Prime Video e Apple TV+, somados a Netflix e Hulu, já estabelecidos há um tempo, provocaram uma queda de 5,8 milhões no número de assinantes de TV a cabo. Muito desses consumidores estão migrando para os serviços de streaming de vídeo sob demanda.
O estudo conclui que, no que diz respeito ao entretenimento, é difícil vencer a Disney e seu novo serviço de streaming Disney Plus prova exatamente isso com uma pontuação de 80 em 100, algo inédito até então. Isso coloca o serviço no topo da satisfação do cliente norte americano, fazendo frente à ex-líder Netflix – a empresa que deu início ao setor.
Seis meses depois de seu lançamento em novembro de 2019, o Disney+ tem 54,5 milhões de assinantes em todo o mundo. O serviço é totalmente voltado para famílias e possui conteúdo que abrange os estúdios Walt Disney, Pixar, Marvel, National Geographic e Star Wars – incluindo a série The Mandalorian, que teve sua segunda temporada confirmada para outubro desse ano, apesar da pandemia do Covid-19. Segundo os espectadores, o Disney+ é destaque principalmente na experiência do cliente e suas taxas de conteúdo original são as melhores da categoria.
Sobre a pesquisa
A pesquisa, chamada de American Customer Satisfaction Index (ASCI), é um indicador econômico nacional de avaliações de clientes da qualidade de produtos e serviços disponíveis para consumidores domésticos nos Estados Unidos.
Todos os anos essa pesquisa usa dados de entrevistas com aproximadamente 500.000 clientes para analisar a satisfação do consumidor com mais de 400 empresas em diversos setores econômicos, incluindo vários serviços de órgãos do governo federal e local.
Os resultados do ACSI são divulgados durante todo o ano, com pontuação definida em uma escala de 0 a 100. Os dados ACSI provaram estar fortemente relacionado a vários indicadores de desempenho econômico. Por exemplo, empresas com níveis mais altos de satisfação do cliente tendem a ter ganhos e retornos mais altos de ações em relação aos concorrentes. Logo, carteiras de ações baseadas em empresas que mostram forte desempenho nessa pesquisa oferecem retornos maiores aos investidores.