O Disney+ iniciou a transmissão ao vivo do especial Eclipse Across America, marcando a observação do eclipse solar total de 2024. Este evento astronômico de grande escala, que hoje, 8 de abril, atinge mais de 30 milhões de pessoas na América do Norte, praticamente não teve divulgação no Brasil, porém está agora ao alcance de todos através da plataforma de streaming. Este eclipse solar é o último visível nos Estados Unidos até 2044.
Embora o Brasil não esteja no caminho deste eclipse, o país tem sua própria conexão com tais fenômenos, tendo testemunhado um eclipse solar total pela última vez em novembro de 1994, e o próximo está previsto para agosto de 2045.
Para aqueles interessados nos detalhes técnicos e na trajetória do eclipse, a NASA oferece um recurso informativo através de sua página especial, que detalha as áreas afetadas pela umbra (a sombra total) e penumbra (a sombra parcial) do eclipse: https://eclipse-explorer.smce.nasa.gov/
A duração da transmissão será de 2 horas, um período um pouco maior do que a duração total do eclipse na América do Norte, que terminará às 16:46. Áudio e legendas (Closed Caption) estão disponíveis apenas em inglês. Assim como acontece com outros eventos transmitidos ao vivo no Disney+ e no Star+, o especial deve ficar disponível depois em formato de reprise.
Equipe de transmissão
A transmissão ao vivo é ancorada por David Muir, do World News Tonight, e Linsey Davis, do ABC News Live Prime, com reportagens diretas de Burlington, Vermont. Juntam-se a eles talentos renomados da Nat Geo, incluindo Mariana van Zeller, da série Mercado Ilegal com Mariana van Zeller (disponível no Star+), e a fotógrafa Cristina Mittermeier, recentemente em destaque em Photographer no Disney+.
O astrofotógrafo Babak Tafreshi e os astrofísicos Jedidah Isler e Ved Chirayath complementam a equipe, trazendo perspectivas sobre a observação e fotografia seguras de eclipses, bem como explorando a ciência e a história por trás desses eventos celestiais.
O especial Eclipse Across America abrange um trajeto que passa por 10 locais da América do Norte, de Mazatlán, no México, até Houlton, no Maine, garantindo a cobertura completa do eclipse em cada localidade.