O Disney+ adicionou hoje ao seu catálogo o documentário inédito Voltando a Ler Graúna, após o sucesso de Voltando a Ler Mafalda, disponibilizada em 2023 simultaneamente no Star+ e Disney+. Esta novidade foi anunciada inicialmente como uma série, mas trata-se de um filme de 53 minutos, que aprofunda no legado de uma das figuras mais icônicas do quadrinho nacional. A classificação indicativa é 14 anos.
A produção é uma exploração detalhada da obra de Henfil, com foco em Graúna, uma personagem que, com uma combinação de humor e crítica, retrata a realidade do sertão nordestino e os desafios enfrentados por seus habitantes.
O documentário se propõe a analisar o período em que Henfil desenvolveu suas criações, ressaltando a importância de Graúna durante os anos da ditadura militar no Brasil, com um olhar crítico sobre as circunstâncias sociais e políticas da época.
Adotando um formato documental, Voltando a Ler Graúna conta com a participação de cartunistas renomados, como Laerte e Aroeira, e traz também depoimentos de celebridades, entrevistas com historiadores, editores, e pessoas próximas a Henfil, explorando a vida e o impacto do trabalho do cartunista, que veio a falecer em 1988.
Henfil, pseudônimo de Henrique de Souza Filho, se firmou como um dos mais influentes cartunistas do Brasil nas décadas de 60, 70 e 80, notabilizado por empregar o humor como instrumento de crítica à opressão e à injustiça social.
Com a Turma do Alto da Caatinga em plena ditadura militar, Henfil utilizou seus traços como um meio de protesto político. Graúna, em especial, emergiu como um emblema de resistência, capturando as dificuldades do sertão num equilíbrio entre crítica social e humor.
Voltando a Ler Graúna (2024)
Voltando a Ler Graúna resgata o personagem de história em quadrinhos mais importante do Brasil nos anos 70. O documentário conta a história dessa pequena ave, mulher, negra e nordestina, criada pelo cartunista Henfil para questionar, através do humor, as desigualdades sociais e a censura imposta pela ditadura militar de seu país. A partir de depoimentos de cartunistas, amigos, familiares e especialistas, a história de Graúna e dos personagens Zeferino e Bode Orelana, que formam a “Turma da Caatinga”, é reconstruída. Com imagens de arquivo, Henfil revela aspectos desconhecidos de seus personagens e nos faz compreender a importância de reler as suas histórias.