A partir do dia 29 de março, os assinantes do Star+ no Brasil terão a oportunidade de mergulhar em uma história complexa e controversa com a estreia de The Mission, um documentário produzido pela National Geographic. De acordo com as imagens já cadastradas pela Disney, a tradução oficial no Brasil será O Missionário.
O filme explora a história de John Allen Chau, um jovem missionário norte-americano que encontrou um trágico fim ao ser morto por flechas enquanto tentava fazer contato com um dos povos indígenas mais isolados do mundo na remota Ilha Sentinela do Norte, na Índia, em 2018. Este evento chocante ganhou as manchetes mundiais, suscitando debates intensos sobre as implicações morais e éticas de tal empreitada.
Dirigido por Amanda McBaine e Jesse Moss, conhecidos por Boys State, e produzido por Simon Chinn e Jonathan Chinn da Lightbox, ambos premiados respectivamente com o Oscar e o Emmy, O Missionário é mais do que uma simples reconstituição de eventos.
Reflexões sobre fé, aventura e exploração
Através de entrevistas exclusivas e acesso sem precedentes aos planos secretos, diários pessoais e arquivos de vídeo de John Chau, o documentário desvenda a mitologia da exploração que o inspirou e o suporte da comunidade evangélica à sua missão, ao mesmo tempo que revela o desgosto de seu pai diante da obsessão fatal do filho.
Os diretores compartilharam que, ao examinar de perto a morte de John Chau, descobriram uma história complicada:
“O Missionário contém multidões, graças à narrativa artística, empática e cheia de nuances de Amanda e Jesse. É um emocionante mistério de assassinato que examina as implicações morais e éticas da história de John Chau para investigar profundamente a complicada história do colonialismo e da exploração global. Estamos entusiasmados em colaborar mais uma vez com nossos amigos da Lightbox neste filme cativante e provocativo.”
Carolyn Bernstein, vice-presidente executiva de Documentários da National Geographic, destacou a narrativa artística e empática de Amanda e Jesse. Descreveu O Missionário como um mistério de assassinato envolvente que examina as implicações morais e éticas da história de John Chau para sondar profundamente a complicada história do colonialismo e da exploração global.
Simon e Jonathan Chinn expressaram seu movimento e perturbação com a notícia da morte prematura de Chau, ressaltando que o National Geographic viu imediatamente o potencial em sua história para um documentário de longa-metragem.
“O filme que Jesse e Amanda fizeram usou essa história como trampolim para uma narrativa instigante e multifacetada que também faz perguntas difíceis sobre nosso relacionamento tenso com os povos indígenas, e estamos extremamente entusiasmados por retornar a Telluride para estrear o filme.“
O Missionário apresenta animações baseadas em quadrinhos
Para dar vida ao plano de Chau, que detalhava sua estratégia para alcançar a ilha e converter os Sentinelese, os cineastas recorreram à mesma forma de arte que o inspirou: os quadrinhos. Animações desenhadas à mão recriam momentos-chave da história, inspiradas em “Tintin” e “Through Gates of Splendor”, um livro de quadrinhos cristão dos anos 1970 sobre cinco jovens missionários americanos mortos pelo povo Huaorani no Equador em 1956.
Através de O Missionário, os espectadores são convidados a refletir sobre as complexidades da fé, da aventura e das interações culturais em um mundo cada vez mais conectado, mas ainda dividido por incompreensões.
O Missionário estreia no Star+ no dia 29 de março de 2024.