A Electronic Arts (EA), uma das maiores empresas de jogos eletrônicos do mundo, anunciou recentemente o cancelamento de diversos projetos em andamento, entre eles um aguardado jogo de tiro em primeira pessoa baseado na série Star Wars: The Mandalorian, do Disney+. A decisão veio à tona após o anúncio de que a EA estaria demitindo cerca de 5% de sua força de trabalho, o que representa aproximadamente 670 funcionários.
A presidente da EA, Laura Miele, enviou uma nota aos funcionários explicando que, daqui para frente, a empresa focará mais em seus próprios títulos de marca e no suporte a jogos existentes. Parte dessa mudança inclui um direcionamento para jogos de mundo aberto, comunidades massivas e jogos com serviços ao vivo.
“É sempre difícil se afastar de um projeto, e esta decisão não reflete o talento, tenacidade ou paixão da equipe pelo jogo. Oferecer aos fãs as próximas parcelas das franquias icônicas que desejam é a definição de contar histórias de grande sucesso e o lugar certo para focar“, expressou Miele.
Reestruturação
Miele também reconheceu o impacto humano dessas decisões, destacando a dificuldade de eliminar cargos e se despedir de colegas talentosos. “Nunca perderei de vista o impacto humano dessas decisões e sei que mudanças e interrupções não são fáceis. Em momentos difíceis, devemos lembrar o quão importante é estar presente para nossos jogadores e uns pelos outros.”
O jogo cancelado de Star Wars: The Mandalorian prometia colocar o jogador no controle de um caçador de recompensas Mandaloriano, podendo ser Din Djarin, Boba Fett ou um novo personagem. Situado durante a dominação do Império Galáctico, o papel do jogador seria capturar recompensas, vivas ou mortas, por créditos imperiais.
Redirecionamento de equipes da EA
De acordo com o IGN, a maioria das equipes que trabalhava no game de The Mandalorian será realocada para outros projetos, incluindo Apex Legends, Homem de Ferro, Pantera Negra e a terceira instalação da franquia Star Wars: Jedi.
Apesar do término do acordo de dez anos de exclusividade da EA para títulos de Star Wars, a empresa continua focada em manter o relacionamento com a Disney, mesmo sem os direitos exclusivos para produzir jogos com os personagens.
Este cancelamento é parte de uma série de cortes de custos e cancelamentos de projetos que o setor de jogos eletrônicos vem enfrentando, semelhante ao que ocorre na indústria cinematográfica. Outras grandes empresas, como a Sony e a Microsoft, também anunciaram demissões significativas em suas divisões de jogos, refletindo as mudanças e desafios atuais do mercado.