No vasto universo de Star Wars, muitos títulos e posições preenchem a franquia, desde Mestres Jedi até Lordes Sith. Neste contexto, o título de Moff assume uma importância significativa, especialmente representado pela figura de Moff Wilhuff Tarkin em Star Wars: Uma Nova Esperança, interpretado por Peter Cushing.
A hierarquia do Império Galáctico
Os Moffs, uma presença imponente no Império Galáctico, foram criados pelo Imperador Palpatine (Ian McDiarmid) após sua ascensão ao poder e a aquisição de um novo aprendiz, Darth Vader.
O título de Moff era designado aos comandantes e governadores do Império Galáctico responsáveis por gerenciar um setor espacial específico. Após cinco anos de domínio de Palpatine, o Império contava com cerca de 20 Moffs administrando diversas regiões da galáxia.
Tarkin foi promovido ao posto de Grão Moff, o que o tornava, basicamente, o Gerente Regional do Império Galáctico. Contudo, sua posição foi literalmente despedaçada graças a Luke Skywalker e seu tiro certeiro no ponto de exaustão da Estrela da Morte. Naturalmente, o título passou por várias mãos até chegar a um dos personagens mais marcantes do universo de Star Wars após O Retorno de Jedi.
Moff Gideon continua a tradição
Com a queda de Moff Tarkin, o Império encontrou-se em uma posição delicada, mas não demorou a reagir, construindo uma nova Estrela da Morte. Após esse plano também ser reduzido a destroços — e o Imperador junto (de certa forma) —, o ambicioso Moff Valco Pandion autoproclamou-se Grão Moff antes de ser morto na Batalha de Akiva pelas forças da Nova República.
Foi necessário algum tempo até que um novo substituto surgisse na forma de Moff Gideon (Giancarlo Esposito), que se tornou um grande problema para Din Djarin (Pedro Pascal) e Grogu em The Mandalorian.
Como todos os outros Moffs de destaque, Gideon também teve um fim trágico no final da terceira temporada de The Mandalorian, graças a Mando, Bo-Katan Kryze (Katee Sackhoff) e um destróier estelar que explode sua instalação imperial em Mandalore.
A menos que Gideon retorne de alguma forma (e o ator acredita nisso), o posto de Moff supremo está vago. Com o Grande Admiral Thrawn (Lars Mikkelsen) de volta à cena e determinado a incomodar a Nova República, as chances de o cargo ser preenchido novamente parecem baixas.
Todos os filmes e séries Star Wars estão disponíveis para os assinantes do Disney+.